QUEM SOU EU?

blog
Marilene Terra
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Professora. Graduação em Pedagogia (UFSJ), Especialista em "Informática em Educação" (UFLA) e "Educação a Distância" (SENAC). Atividades: escolas públicas do ensino básico (biblioteca escolar e laboratório de informática).
Acredito que a utilização dos recursos disponíveis na Web 2.0 podem acrescentar interatividade e dinamicidade na educação básica. Destaco o blog, como uma ferramenta fácil de trabalhar com os alunos. 
O blog permite ao professor manter contato com os alunos  para além  do tempo escolar com interação, objetividade e, especialmente, na linguagem virtual tão admirada por eles.
 MORAN,  em seu  blog, escreve sobre os recursos da Web 2.0 como tecnologias fáceis de serem utilizadas por professores e destaca a importância do foco do ensino estar na aprendizagem do aluno.
"[...] há um conjunto de tecnologias, que denominamos popularmente de 2.0, que são mais abertas, fáceis e gratuitas, como blogs, podcasts, wikis… Nesses espaços, os alunos podem ser protagonistas dos seus processos de aprendizagem. E isso facilita a aprendizagem horizontal, isto é, dos alunos entre si, das pessoas em redes de interesse." MORAM, J. Manoel
"[...] O importante é começar com recursos simples – um blog, por exemplo – e ir tornando mais complexas as atividades, aos poucos, para que se sinta seguro de que faz sentido o que está se propondo. Não basta só ser moderninho. O importante é que o aluno aprenda cada vez mais." MORAM, J. Manoel
Acredito em novos caminhos para a aprendizagem e busco estes caminhos através de meus estudos, observações e principalmente na troca de experiências com os professores que "pisam no chão das escolas".
Marilene Terra