Estamos no século XXI, mas muitos dos professores de hoje foram crianças no século XX. Este fato pode influenciar na relação professor/aluno e torná-la em alguns momentos conflitantes.
O professor hoje precisa ser um mediador e incentivador na busca do conhecimento. Mas será que com a escola que temos hoje o professor consegue cumprir este papel? Estão a escola e o corpo docente preparados para o aluno que recebem? Como a escola está lidando com o aluno de corpo presente e mente virtual?
Moran, em seu artigo "Perspectivas (virtuais) para a educação", escreve sobre a escola:
A escola é uma instituição mais tradicional que inovadora. A cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os modelos de ensino focados no professor continuam predominando, apesar dos avanços teóricos em busca de mudanças do foco do ensino para o de aprendizagem. Tudo isto nos mostra que não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas, que muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial.
O Fantástico (TV Globo), exibiu uma reportagem entitulada: "Tecnologia vs Crianças" que mostra de forma clara as diferenças midiáticas entre entre o séc. XX e o XXI. Veja a seguir.