Magistra, a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, promoveu um encontro com os professores que atuam nas bibliotecas da rede estadual de educação. Aproximadamente 400 profissionais da educação participaram do encontro “Biblioteca Escolar: Compartilhando Experiências de Conhecimento e de Aprendizagem”.
A biblioteca é um ambiente mágico dentro de uma escola. É muito importante um encontro como este onde profissionais que atuam neste espaço mágico, possam trocar experiências, aprender com autores e participarem de oficinas com temas voltados para o incentivo à leitura.
A diretora da escola Magistra, Ângela Dalben, demonstrou ser uma educadora de visão ao dizer as seguinte palavras durante a abertura do evento: “O intuito é transformar a biblioteca em um espaço artístico, irradiador de várias práticas pedagógicas integradoras que sejam capazes de oferecer ao aluno um espaço para dialogar e de criar com a cultura escolar convencional”.
Ângela Dalben ainda fez uma breve provocação na sua fala de abertura sobre a otimização do uso do espaço das bibliotecas. “A biblioteca é somente um lugar para pesquisa? Uma sala de leitura? Um depósito de livros didáticos? A escola aberta do século XXI pede para repensarmos com mais afinco esta realidade que precisa mudar”.
Vamos pensar nas respostas...
??????????????????????????????